Bebé

Picos de Crescimento: o que são, quando surgem e como se manifestam?

O crescimento e desenvolvimento dos bebés é um processo dinâmico e em constante mudança, nos primeiros meses de vida os bebés passam por “picos de crescimento”.

Esses períodos de maior aceleração no crescimento e ganho de peso podem ser especialmente exigentes para os bebés e para os pais, e é importante estar ciente dos sinais de um pico de crescimento e saber como ajudar o seu bebé a obter os cuidados adequados durante esses períodos.

Neste artigo, vamos explorar em maior detalhe o que são os picos de crescimento, os sinais de um pico de crescimento, quando ocorrem os picos de crescimento e como pode apoiar o seu bebé durante esses períodos de maior demanda.

O que são os picos de crescimento?

No primeiro ano de vida, os bebés crescem cerca de 25 cm e triplicam o seu peso, e aprendem uma variedade de habilidades fundamentais para o seu desenvolvimento.

O crescimento dos bebés não é feito de forma gradual e suave, eles passam por fases de crescimento mais acelerado, conhecido como picos de crescimento.

Os picos de crescimento ocorrem durante os primeiros meses de vida do bebé e geralmente duram 2 ou 3 dias, mas podem chegar a durar uma semana.

Durante os picos de crescimento pode notar várias alterações no seu bebé, como alterações no padrão de sono, alterações de humor e alterações alimentares. O bebé vai pedir para ser alimentado mais vezes, o que pode interromper o sono e deixá-los mais irritados.

Quando ocorrem os picos de crescimento?

Nos primeiros meses de vida, os bebés apresentam picos de crescimento que podem durar de 2 a 3 dias, mas podem chegar a 7 dias. Eles acontecem em momentos específicos:

  • Com cerca de 7 a 10 dias;
  • 2 a 3 semanas;
  • 4 a 6 semanas;
  • 3 meses;
  • 4 meses;
  • 6 meses;
  • 9 meses.

Após o primeiro ano de vida, a criança irá continuar a ter picos de crescimento ao longo da infância e da adolescência.

Que sinais o bebé apresenta durante os picos de crescimento?

Durante os picos de crescimento, os bebés podem apresentar alguns sinais, como, por exemplo:

Alterações no apetite do bebé: 

É normal que durante os picos de crescimento os bebés sintam mais fome, pois, precisam de mais energia e nutrientes para sustentar o crescimento. 

O bebé pode parecer estar sempre com fome durante o pico de crescimento e poderá ter que amamentar mais vezes e mais tempo para que ele se sinta saciado. 

Se está a amentar, não se preocupe, pois durante os picos de crescimento, o leite materno consegue fornecer a nutrição adequada para o bebé. O corpo da mãe adapta-se às novas necessidades nutricionais do bebé em dois ou três dias.

Se o seu bebé estiver a ser alimentado com leite adaptado, é possível que sinta que ele tem fome no final da mamada. Isso pode indicar que ele precisa de uma quantidade maior leite ou de uma fórmula mais calórica para atender às necessidades de crescimento.

Alterações no sono do bebé: 

Há uma relação entre o sono e o crescimento do bebé, pois, é durante o sono profundo que é produzida a hormona do crescimento. Durante os picos de crescimento, pode sentir que o seu bebé necessita de dormir mais. No entanto, à bebés que podem dormir menos, como se sentem mais famintos, despertam mais para mamar.

Alterações no comportamento do bebé:

Alguns bebés podem ficar mais irritados ou inquietos durante os picos de crescimento, e pedirem colo mais vezes que o normal.

Como pode ajudar o seu bebé durante os picos de crescimento?

Durante os picos de crescimento os pais podem ajudar o bebé a sentir-se mais confortável, deixamos aqui algumas dicas:

  • Alimente o seu bebé com mais frequência: se sentir que o seu bebé continua com fome após a mamada, pode ser necessário amamentar mais vezes e aumentar a duração da mamada. Se está a dar leite adaptado pode ser necessário aumentar a quantidade de leite ou trocar para uma fórmula mais calórica.
  • Ofereça mais carinho e conforto: durante os picos de crescimento muitos bebés ficam mais irritados e pedem mais colo, dê mais carinho e conforto para ajudar a acalmá-lo. Isso pode incluir, dar mais vezes colo ao seu bebé, cantar-lhe a sua música preferida.
  • Hidrate-se e alimente-se bem: se estiver a amamentar é importante manter uma boa hidratação e uma alimentação saudável para garantir os nutrientes necessários para o seu bebé.
  • Mantenha o seu bebé confortável: os pais podem ajudar a garantir que o bebé esteja confortável durante os picos de crescimento, mantendo o ambiente do bebé limpo e fresco. Troque as fraldas regularmente e garanta que o bebé vista roupas confortáveis e apropriadas à temperatura ambiente.

Desafios que os pais enfrentam durante os picos de crescimento dos bebés

Durante os picos de crescimento dos bebés, os pais podem enfrentar alguns desafios. Um dos maiores desafios e que mais inquieta os pais, é garantir que o bebé se alimenta o suficiente para suprir as necessidades de crescimento.

Isso pode ser difícil, especialmente se o bebé estiver a ser alimentado de leite materno, pois é difícil medir exatamente a quantidade de leite que o bebé consome. O aleitamento materno deve ser oferecido em livre demanda, amamente sempre que sentir que o bebé tem fome e aumente o tempo de mamada se necessário, para garantir que o seu bebé fica saciado.

Durante os picos de crescimento, os bebés ficam mais sonolentos e irritados, o que se pode tornar mais complicado garantir que o bebé está confortável.

Nesta fase de maior demanda dos bebés, os pais podem sentir-se mais cansados, devido à exigência do bebé e à privação de sono. Não hesite em pedir ajuda a familiares a amigos para ultrapassar esta fase de forma mais prazerosa.

Leia também:

Sobre o autor

Avatar photo

lpereira

Licenciada em enfermagem desde 2009, com uma vasta experiência na área em vários países, como: Portugal, França e Suíça. Mãe de uma menina desde 2018, os desafios da maternidade e a minha paixão pela escrita motivou-me a partilhar os meus conhecimentos e experiências com outras mães e com futuras mamãs.