Gravidez

Gravidez Ectópica: sinais de alerta

Gravidez Ectopica

A gravidez ectópica ocorre quando o óvulo fertilizado é implantado fora do útero, normalmente ocorre nas trompas de Falópio. Mas em alguns casos, ainda que raros, pode ocorrer em outras localizações, como no ovário, no colo do útero ou na cavidade abdominal. A gravidez ectópica pode trazer complicações graves se não for detetada precocemente.

Embora seja uma condição relativamente rara, com uma incidência de cerca de 1-2% de todas as gravidezes, a gravidez ectópica pode ter consequências sérias para a saúde e para a fertilidade da mulher.

Ao longo deste artigo, iremos falar em detalhe gravidez ectópica, os sintomas e sinais de alerta, os métodos de diagnóstico e as opções de tratamento. Além disso, iremos discutir as complicações da gravidez ectópica e as implicações para a saúde e a fertilidade da mulher.

O que é a gravidez ectópica?

Uma gravidez ectópica acontece quando o óvulo fertilizado se implanta e começa a crescer fora do útero. Mais de 90% das gestações ectópicas ocorrem nas trompas de Falópio, mas também podem ocorrer num dos ovários, no colo do útero ou até na cavidade abdominal.

A gravidez ectópica é uma emergência médica e deve ser diagnosticada e tratada precocemente para evitar complicações graves para a mulher. É necessário identificar rapidamente onde o embrião está instalado, para que a mulher seja tratada o mais rapidamente possível para evitar complicações.

A gravidez ectópica não uma gestação viável. O óvulo não consegue desenvolver normalmente fora do útero e pode causar lesões graves nas estruturas que o rodeiam. Se não for tratada precocemente há um elevado risco de morte.

Gravidez Ectópica

Fatores de risco

Existem diversos fatores de risco que podem levar a que o óvulo fecundado não consiga chegar ao útero e a mulher desenvolva uma gravidez ectópica.

Os fatores de risco mais comuns são:

  • Inflamação /infeção nas trompas de falópio,
  • Gravidez ectópica anterior,
  • Uso de dispositivos intra-uterinos (DIU),
  • Tabagismo,
  • Gravidez através de FIV (Fertilização IN Vitro),
  • Histórico de cirurgia abdominal, como cesariana, apendicectomia, entre outras.

Sinais e Sintomas

Os sinais e sintomas de uma gravidez ectópica podem-se assemelhar aos de uma gravidez normal. Atraso na menstruação, náuseas, vómitos, peitos sensíveis.

Posteriormente, os sintomas que levam as mulheres a suspeitar que algo não está bem, são:

  • Dor abdominal, que ocorre normalmente só de um lado da barriga.
  • Atraso menstrual.
  • Sangramento vaginal irregular.
  • Sensação de peso na vagina.
  • Dor à apalpação.
  • Teste de gravidez pode dar positivo.

No caso de rutura das trompas, os sintomas são mais intensos devido à hemorragia interna e a mulher pode entrar em choque hemorrágico. Neste caso a mulher pode sentir, tonturas, suores frios, perda de consciência, dor forte à palpação.

Diagnóstico de gravidez ectópica

O diagnóstico de gravidez ectópica é difícil ser feito somente através dos sintomas, o médico necessita de uma combinação de exames físicos, laboratoriais e ecografias obstétricas. Algumas das técnicas utilizadas para diagnosticar uma gravidez ectópica incluem:

  1. Exame físico: o médico pode realizar um exame pélvico para procurar sinais de uma gravidez ectópica, como dor ou sensibilidade ao toque.
  2. Teste de gravidez: Níveis de hCG (hormona gonadotrofina coriônica humana) baixos no sangue e ausência de embrião no útero pode ser indicativo de uma gravidez ectópica.
  3. Ecografia obstétrica: uma ecografia pélvica pode ajudar a identificar a localização do embrião.
  4. Laparoscopia: se outros exames não fornecerem informações conclusivas, pode ser realizada uma laparoscopia. Este procedimento envolve a inserção de um pequeno tubo com uma câmera na extremidade através de uma pequena incisão no abdómen para visualizar diretamente os órgãos internos.

O diagnóstico precoce de uma gravidez ectópica é essencial para evitar complicações graves e potencialmente fatais para a mulher.

Tratamento de gravidez ectópica

O tratamento da gravidez ectópica passa pela interrupção da gravidez. Nenhuma gravidez ectópica é viável para o feto.

A escolha do tratamento vai depender da localização do embrião e do estádio. O médico pode optar pela interrupção por via medicamentosa ou cirúrgica.

No caso do tratamento cirúrgico, geralmente a cirurgia é efetuada por laparoscopia para retirar o embrião e reparar as trompas, mas em casos mais graves pode ser necessária cirurgia aberta.

Pode ver o vídeo da Dra Natália Ramos sobre os sintomas de gravidez ectópica:

Tags
Sobre o autor
Avatar photo
lpereira

Licenciada em enfermagem desde 2009, com uma vasta experiência na área em vários países, como: Portugal, França e Suíça. Mãe de uma menina desde 2018, os desafios da maternidade e a minha paixão pela escrita motivou-me a partilhar os meus conhecimentos e experiências com outras mães e com futuras mamãs.