Bebé

Cólicas nos bebés: o que são e como aliviá-las

Se é recém-mamã, provavelmente já ouviu falar das cólicas nos bebés. As cólicas nos bebés caracterizam-se por episódios de choro intenso e são muito comuns durante as primeiras semanas de vida e podem ser frustrantes e preocupantes para os pais.

No entanto, é importante lembrar que, embora possam ser desconcertantes, as cólicas são geralmente inofensivas e tendem a desaparecer por si próprias ao fim de algumas semanas.

Neste artigo, vamos explorar o que são as cólicas nos bebés, as suas causas e os sintomas, bem como algumas dicas úteis para ajudar a aliviar o desconforto do seu bebé.

O que são cólicas?

As cólicas nos bebés são uma síndrome comportamental caracterizada por episódios de choro intenso e dificuldade para serem consolados, são causadas pela acumulação de gases no intestino imaturo do bebé, que não os consegue eliminar eficazmente.

As cólicas no recém-nascido são muito comuns, e afetam cerca de 50% dos bebés. Geralmente o recém-nascido apresenta cólicas a partir da terceira semana de vida. As cólicas tendem a ser mais frequentes à tarde e à noite e podem durar de 1a 3 horas.

Embora as cólicas possam ser muito frustrantes para os pais, são geralmente inofensivas e tendem a desaparecer por si próprias ao fim de algumas semanas. No entanto, é importante lembrar que, se o seu bebé estiver a chorar muito ou se o seu desconforto parecer excessivo, deve sempre consultar o seu médico ou pediatra para descartar qualquer problema de saúde subjacente.

Causas das cólicas nos bebés

As são causadas pela acumulação de gases no intestino imaturo do recém-nascido, que não os consegue eliminar eficazmente.

Existem várias teorias sobre as causas das cólicas nos bebés, a verdade é que ainda não se sabe ao certo o que as provoca. Algumas das teorias mais comuns incluem:

  • Sensibilidade às proteínas do leite: alguns bebés podem ter uma sensibilidade às proteínas do leite materno ou do leite de fórmula, o que pode levar o bebé a ter cólicas.
  • Ingestão de ar: Os bebés podem engolir ar enquanto mamam ou enquanto choram, o que pode levar a cólicas. Se o bebé tiver o nariz obstruído enquanto mama tende a engolir mais ar. Se o recém-nascido mamar no biberão e a tetina não estiver bem preenchida de leite, pode engolir mais ar e aumentar o desconforto.
  • Desenvolvimento do sistema gastrointestinal: O sistema gastrointestinal do recém-nascido ainda está a amadurecer durante as primeiras semanas de vida, o que pode levar a cólicas e desconforto.
  • Stresse: Alguns estudos sugerem que o stresse durante a gravidez ou o parto pode ter um impacto no bebé e levar a cólicas.

Sintomas das cólicas nos bebés

Os sintomas das cólicas nos bebés geralmente incluem choro intenso e dificuldade para ser consolado, mesmo após ter sido alimentado, mudado e confortado de outras maneiras.

Os episódios de cólicas geralmente ocorrem durante as primeiras semanas de vida e tendem a ser mais frequentes à tarde e à noite. Alguns recém-nascidos também podem apresentar sintomas físicos, como, por exemplo: arqueamento da coluna vertebral, contração dos punhos ou flexão dos joelhos.

Dicas para aliviar e /ou evitar as cólicas nos bebés

Embora as cólicas nos bebés geralmente desapareçam por si próprias, existem algumas dicas que os pais podem usar para ajudar a aliviar o desconforto do bebé:

  • Evite ingestão excessiva de ar: certifique-se de que o seu bebé está a mamar corretamente e de que não está a engolir ar enquanto mama. É importante que o bebé faça uma boa pega para evitar engolir ar, lembre-se que ele deve abocanhar o mamilo e a auréola. Se o recém-nascido estiver a ser alimentado por leite adaptado, certifique-se de que a teta do biberão está preenchida com leite antes de iniciar a mamada, para evitar engolir ar.
  • Nariz desobstruído: é importante que o nariz do bebé esteja sempre desobstruído, para garantir que ele respira eficazmente pelo nariz e engula menos ar.
  • Massagens: As massagens no abdómen do bebé podem ajudar a aliviar as cólicas e o desconforto. Para ajudar a aliviar as cólicas do seu bebé, pode tentar massajar cuidadosamente a sua barriga com um creme que facilite o deslizamento das suas mãos. Também pode tentar dobrar suavemente as pernas do seu bebé em direção à barriga, de modo a ajudar a expulsar os gases acumulados. No entanto, é importante lembrar que estas manobras não devem ser realizadas imediatamente após o bebé mamar
  • Mantenha a calma: As cólicas podem ser frustrantes tanto para o bebé como para os pais, mas é importante tentar manter a calma. Quanto mais calmo estiver, mais fácil será para o seu bebé acalmar-se também. Tente acalmar o seu bebé, cantando-lhe, embalando-o.
  • Arrotar: ajude o seu bebé a arrotar no meio e no final das mamadas, mantenha-o na posição vertical.
  • Se está a amamentar tenha atenção com a sua alimentação: alguns alimentos que mãe come podem provocar cólicas no recém-nascido, tais como: produtos lácteos, cogumelos, tomate, chá, café, açúcar ou o chocolate.
  • Opte por roupas confortáveis para que o bebé se sinta mais à vontade e não aperte demasiado a fralda.
  • Evite que o bebé adormeça durante a mamada: quanto mais tempo demorar a mamar mais ar vai ingerir.
  • Estimular o ânus: Para ajudar o seu bebé a evacuar, pode tentar pressionar suavemente as pernas dele contra o abdômen de forma a ajudar a evacuar os gases. Se sentir que não foi eficaz e o bebé precisa de mais ajuda, pode tentar estimular a zona anal do seu bebé com um toalhete, pressionando levemente o ânus.
Tags

Sobre o autor

Avatar photo

lpereira

Licenciada em enfermagem desde 2009, com uma vasta experiência na área em vários países, como: Portugal, França e Suíça. Mãe de uma menina desde 2018, os desafios da maternidade e a minha paixão pela escrita motivou-me a partilhar os meus conhecimentos e experiências com outras mães e com futuras mamãs.