Gravidez

Rolhão Mucoso: o que é e para que serve na gravidez

Mas afinal o que é o rolhão mucoso? Para que serve? Quando é expulso e se é sinal de trabalho de parto? Estas são algumas das principais dúvidas das futuras mamãs.

O rolhão mucoso é formado por muco cervical espesso e pode conter pequenas quantidades de sangue. À medida que o colo do útero começa a dilatar e a amadurecer em preparação para o parto, o rolhão mucoso pode-se soltar. Mas será este um sinal indicativo que o parto está próximo?

Neste artigo, vamos esclarecer todas as dúvidas sobre o rolhão mucoso e explicar em pormenor: o que são, para que serve, quando é expulso e se é sinal ou não de trabalho de parto.

O que é o rolhão mucoso na gravidez?

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por uma série de mudanças hormonais e fisiológicas. Uma dessas mudanças é aumento da produção de estrogénio e progesterona. Estas hormonas aumentam a produção de muco cervical.

A partir da 4ª semana da gravidez, as glândulas cervicais começam a produzir uma substância gelatinosa, conhecida como rolhão mucoso. O rolhão bloqueia o canal cervical que faz a ligação ao útero, criando uma barreira mecânica que protege o feto de infeções ascendentes pelo canal vaginal.

O rolhão mucoso é constituído por muco espesso, com cerca de 3 cm, situado no colo do útero. Tem um aspeto gelatinoso, esbranquiçado/amarelado.

Para que serve o rolhão mucoso?

O rolhão mucoso tem como principal função proteger o feto contra infeções, selando o útero e evitando complicações desde o desenvolvimento fetal até o parto. Isso é possível graças à presença de imunoglobulinas e outras substâncias antimicrobianas.

Qual o aspeto do rolhão mucoso?

O aspeto do rolhão mucoso pode variar de mulher para mulher, mas geralmente é descrito como uma substância espessa, gelatinosa e elástica. Pode ter aparência semelhante a clara de ovo cozida ou muco nasal. Quanto à cor, pode ser transparente, embranquecida, amarelada, avermelhada (com alguns filamentos de sangue) ou em alguns casos, acastanhada.

Quando sai o rolhão mucoso?

À medida que a gravidez se aproxima do fim, o colo do útero começa a amolecer e encurtar devido à ação hormonal, preparando-se para a dilatação e ocorre a libertação do rolhão mucoso.

O rolhão mucoso, normalmente é expulso entre a 37ª e a 42ª semana de gravidez. No entanto, em alguns casos pode ser expulso somente no momento do parto.

A expulsão do rolhão mucoso é causada pelas contrações uterinas e pela dilatação do colo do útero. Isso geralmente ocorre antes da fase ativa do trabalho de parto e pode preceder o parto por dias ou apenas horas. A expulsão do rolhão mucoso é um indicador de que o parto está para breve, mas não significa que é necessário ir imediatamente para o hospital.

Nem todas as mulheres se apercebem da perda do rolhão mucoso, uma vez que ele ocorre dias antes do parto.

O que deve fazer quando sai o rolhão mucoso?

A perda do rolhão mucoso pode ser um sinal de que o corpo da mulher se está a preparar para o parto e, juntamente com outros sintomas, pode indicar que o parto está próximo.

Após a expulsão do rolhão mucoso, é necessário que a futura mamã esteja atenta a outros sinais de trabalho de parto e procure um profissional de saúde se tiver algum desconforto. Como:

  • Contrações uterinas: começam geralmente como contrações de Braxton Hicks, que são contrações regulares, mas não tão intensas. À medida que o trabalho de parto progride, as contrações ficam mais frequentes, mais intensas e mais dolorosas. Elas geralmente duram de 30 segundos a 1 minuto e podem ocorrer a cada 5-30 minutos. As contrações podem ser sentidas na parte inferior do abdómen ou nas costas, e podem ser acompanhadas de dor ou pressão. Durante o trabalho de parto ativo, as contrações geralmente ocorrem a cada 3-5 minutos e duram de 45 segundos a 1 minuto.
  • Rutura da membrana amniótica: comummente conhecida como “rebentar as águas”. A rutura da membrana amniótica normalmente é indolor, nem todas as mulheres perdem a mesma quantidade de líquido amniótico, algumas mulheres tem apenas pequenas perdas, outras perdem um fluxo repentino de líquido amniótico. Na verdade, apenas 25% das mulheres têm a rutura das águas antes do parto, é mais comum que isso aconteça durante o trabalho de parto. Se a rutura das águas ocorrer antes, é mais comum que a mulher entre em trabalho de parto dentro de 24 horas. Se as águas rebentarem, é importante informar o seu médico/obstetra.

Veja o vídeo da Boa Gravidez:

Leia também:

Tags
Sobre o autor
Avatar photo
lpereira

Licenciada em enfermagem desde 2009, com uma vasta experiência na área em vários países, como: Portugal, França e Suíça. Mãe de uma menina desde 2018, os desafios da maternidade e a minha paixão pela escrita motivou-me a partilhar os meus conhecimentos e experiências com outras mães e com futuras mamãs.