Gravidez

Azia na Gravidez: O que é, dicas para aliviar os sintomas

Azia na Gravidez

A azia na gravidez é uma condição comum que afeta muitas mulheres grávidas.

A azia ou pirose é uma sensação de ardor ácido provocado pelo refluxo do esófago, que causa desconforto e ardor na garganta e na região do peito, assim como, um sabor ácido na boca. É um sintoma comum durante a gravidez, especialmente no segundo e terceiro trimestres.

A azia na gravidez não representa nenhum risco para a saúde da futura mamã, nem do bebé, no entanto, pode causar um grande desconforto à grávida. No entanto, se os sintomas forem graves ou persistentes, é importante falar com um profissional de saúde para avaliar a necessidade de tratamento.

Neste artigo vamos explicar o que causa a azia na gravidez e deixar algumas dicas que podem ajudar a diminuir este sintoma.

O que é a azia?

A azia, também conhecida como pirose é caraterizada pela sensação de ardor e desconforto que pode ser sentida no peito, na garganta e/ou um gosto ácido na boca. É causada pelo refluxo do ácido do estômago para o esófago. O ácido do estômago é necessário para a digestão dos alimentos, mas quando ele volta para o esófago, pode irritar o revestimento e causar a sensação de ardor e desconforto.

Principais causas de azia na gravidez

A azia na gravidez, é comum e ocorre devido a várias mudanças hormonais e físicas que ocorrem no corpo da mulher. A progesterona, é uma hormona produzida em abundância durante a gravidez, relaxa os músculos do esfíncter esofágico inferior e isso pode fazer com que o ácido do estômago retorne para o esófago com mais facilidade, causando a azia.

Além disso, o crescimento do útero durante a gravidez pode empurrar o estômago para cima, aumentando a pressão no esfíncter esofágico inferior e contribuindo para o refluxo de ácido. A azia pode ser desconfortável e incómoda, mas geralmente não representa uma ameaça para a saúde da futura mamã ou para o feto.

A azia na gravidez tende a agravar-se no terceiro trimestre, pois à medida que a gravidez avança, aumenta a pressão que o bebé exerce no estômago da mãe.

Segundo o Hospital Lusíadas existem estudos que explicam porque a azia tende a piorar no terceiro trimestre da gravidez: “Há estudos que referem percentagens de 22% no primeiro trimestre, 39% no segundo trimestre e 60-72% no terceiro. O aumento progressivo dos níveis de progesterona, a par do incremento do volume do útero com consequente acréscimo da pressão intra-abdominal, pode justificar estes dados.”

Dicas para aliviar a azia na gravidez

A azia é dos sintomas comuns da gestação, apesar de não apresentar nenhum risco para a futura mamã e para o bebé, pode ser bastante desconfortável. Existem algumas medidas que podem ser tomadas para aliviar os sintomas. Deixamos aqui algumas dicas que podem ser úteis no alívio da azia na gravidez:

1. Coma refeições leves e mais vezes ao dia

Opte por comer pequenas refeições e várias vezes ao dia, pois pode ajudar a reduzir a pressão sobre o estômago, reduzindo os sintomas de azia. É importante evitar comer grandes refeições ou deitar-se imediatamente após comer.

À noite opte por uma refeição ligeira, para não estimular a produção de ácido no estômago durante a noite. Se sentir fome antes de se deitar, faça um lanche leve. Isso pode ajudar a reduzir os sintomas de azia durante a noite.

2. Evitar alimentos que causam azia

Na gravidez é importante que a gestante tenha uma alimentação adequada para garantir o seu bem-estar e do feto. Alguns alimentos são mais propícios de causar azia, se apresenta sintomas de azia na gravidez deve evitar:

  • Alimentos gordurosos: alimentos com alto teor de gordura, como fritos, queijos gordurosos e carnes gordurosas, podem aumentar a produção de ácido no estômago e causar azia.
  • Alimentos picantes: alimentos picantes, como pimentas e molhos apimentados, podem irritar o esófago e causar azia.
  • Alimentos ácidos: alimentos ácidos, como frutas cítricas e tomates, podem aumentar a acidez do estômago e piorar os sintomas de azia.
  • Bebidas alcoólicas: o álcool pode relaxar o músculo que separa o esófago do estômago, permitindo que o ácido do estômago suba para o esófago e cause azia.
  • Café e chá: bebidas com cafeína, café e chá, podem aumentar a produção de ácido no estômago e piorar a azia.
  • Chocolate: o chocolate contém uma substância chamada teobromina, que pode relaxar o músculo que separa o esófago do estômago e permitir que o ácido do estômago suba para o esófago.
  • Refrigerantes
  • Alimentos de difícil digestão: evite alimentos de difícil digestão, como, por exemplo: aipo, couve.

3. Elevar a cabeceira da cama

Elevar a cabeceira da cama cerca de 15 a 20 cm pode ajudar a evitar o refluxo gastroesofágico e diminuir os sintomas de azia durante a noite. Tente elevar a cabeceira da cama ou use mais almofadas, ou almofadas mais altas.

4. Evite o stress

O stress pode piorar os sintomas de azia. Reduza o ritmo de vida e evite o stress. Encontre maneiras de relaxar, como meditação ou ioga, para ajudá-la a combater o stress.

5. Evite deitar-se imediatamente após comer

Deitar-se imediatamente após uma refeição pode aumentar os sintomas de azia. É importante esperar pelo menos duas horas após comer antes de se deitar.

6. Evite Fumar

Fumar aumenta a produção de ácido no estômago, o que pode levar a um aumento dos sintomas de azia. O tabagismo pode fazer com que o músculo que separa o esófago do estômago relaxe, permitindo que o ácido do estômago suba para o esófago e aumentando a azia.

7. Vista roupas confortáveis

Opte por roupas confortáveis e mais largas e evite roupas apertadas, para não aumentar a pressão intra-abdominal.

8. Pratique exercício físico

A prática de exercício físico na gravidez é benéfica para a grávida e para o bebé. A futura mamã deve optar por exercícios leves, como caminhar, pois pode ajudar a melhorar a digestão e reduzir os sintomas de azia. No entanto, evite exercícios intensos ou de grande impacto.

9. Hidrate-se

Beber água pode ajudar a aliviar os sintomas, pois ajuda a diluir o ácido estomacal que causa a sensação de ardor no esófago. É recomendável beber pequenas quantidades de água ao longo do dia e evite beber às refeições..

Quando deve consultar um médico?

A azia é um sintoma normal na gravidez, que normalmente não traz riscos para a saúde da grávida nem do bebé, no entanto, pode ser bastante incomodativo e desconfortável. A grávida deve sempre falar com o seu médico/ obstetra sobre os sintomas.

Se a alteração da dieta e do estilo de vida não for suficiente para aliviar os sintomas, o médico poderá optar pela prescrição de medicamentos antiácidos, para aliviar os sintomas de azia.

Leia também:

Tags
Sobre o autor
Avatar photo
lpereira

Licenciada em enfermagem desde 2009, com uma vasta experiência na área em vários países, como: Portugal, França e Suíça. Mãe de uma menina desde 2018, os desafios da maternidade e a minha paixão pela escrita motivou-me a partilhar os meus conhecimentos e experiências com outras mães e com futuras mamãs.