Afinal, o que é uma doula? Como as doulas podem ajudar no parto e no pós-parto? São algumas das questões que vamos tentar esclarecer neste artigo.
A gravidez e parto é uma das experiências mais transformadoras e intensas na vida de uma mulher. É uma jornada emocional, física e mental que requer preparação e suporte adequados. É por isso que muitas mulheres optam por contratar uma doula para acompanhá-las durante todo o processo, desde a gravidez até ao pós-parto.
As doulas são profissionais treinadas para oferecerem apoio emocional, físico e informativo durante a gravidez, parto e pós-parto. Elas não fazem parte da equipa médica e não realizam procedimentos médicos, mas trabalham em conjunto com os profissionais de saúde para oferecer suporte integral às mulheres e às suas famílias.
Ao longo deste artigo vamos explicar o papel das doulas durante a gravidez, parto e pós -parto e como o apoio delas se pode tornar fundamental para algumas mamãs.
O que é uma doula?
O termo “doula” vem do grego antigo e significa “serva” ou “mulher que ajuda”. As doulas são profissionais que fornecem suporte emocional, físico e informativo durante a gravidez, parto e pós-parto.
A gravidez é uma experiência transformadora, mas também pode causar alguma inquietude e stress às futuras mamãs. Algumas mulheres preferem ter a seu lado alguém perceba os seus medos, receios e que ajude nesta nota etapa da vida, esclarecendo as dúvidas e angústias sobre o parto, a amamentação e outros temas que a possam inquietar sobre a chegada do bebé.
A doula ajuda a futura mamã a preparar-se para o parto, fornecendo informações e recursos sobre o processo da gravidez, e dando a conhecer as diferentes opções de parto, práticas de alívio da dor, assim como, os cuidados pré-natais. No fundo, é uma ajuda extra que ajuda o casal a viver a gravidez e a maternidade de forma mais tranquila, ajuda a esclarecer todas as dúvidas, fornecendo apoio emocional e psicológico.
Como a doula ajuda no parto?
Algumas futuras mamãs preferem ter alguém que conhece as suas necessidades e as acompanhou de perto durante a gravidez na sala de parto. A doula fornece apoio emocional, físico e informativo durante o parto da mulher.
- Suporte emocional: a doula é treinada para oferecer suporte emocional contínuo à mãe durante o trabalho de parto. Ela ajuda a futura mãe a sentir-se mais calma e confiante, encorajando-a e esclarecendo todas as dúvidas que a possam inquietar.
- Suporte físico: a doula pode ajudar a aliviar o desconforto do trabalho de parto da futura mãe, ajudando-a a encontrar posições confortáveis, a usar técnicas de respiração e relaxamento, assim como, fornecer massagem e toques suaves para aliviar a tensão e a dor.
- Suporte informativo: a doula pode ajudar a mãe a esclarecer todas as dúvidas sobre o trabalho de parto e as alterações que está a sentir no seu corpo, pode também, fazer uma ponte de ligação entre a futura mãe e a equipa médica e garantir que as escolhas e desejos da grávida estão a ser respeitados.
De salientar, que a presença a doula durante o parto não envolve a realização de procedimentos médicos, e portanto, não substitui o papel dos profissionais de saúde envolvidos no parto. Além disso, ela deve ter cuidado para não perturbar o ambiente hospitalar e a dinâmica dos profissionais de saúde. A equipa médica deve aceitar a doula como um membro complementar da equipa, cujo papel é ajudar e não atrapalhar o processo.
Como a doula ajuda no pós-parto?
O principal papel da doula no pós-parto / puerpério é ajudar os recém-papás na adaptação da família ao novo elemento. Ela pode ajudar os recém-papás nos cuidados ao recém-nascido, fornecer dicas na amamentação e ajudar a dissipar todas as dúvidas sobre os cuidados ao bebé, assim como, fornecer apoio emocional nesta fase de maior demanda e de mudanças hormonais para a recém-mamã
A doula pode ajudar a mãe a sentir-se mais confortável e confiante na amamentação, oferecendo orientações sobre a amamentação e solucionando problemas comuns, como problemas de posicionamento e pega correta do bebé na mama.
Os primeiros dias após o nascimento do bebé são de grande demanda para a recém-mamã, as alterações hormonais, alterações do sono e descanso, assim como das rotinas podem causar algum stress à mãe, a doula pode ajudar nesta fase, fornecendo dicas úteis nos cuidados ao recém-nascido, como: mudar a fralda, o banho, técnicas para aliviar as cólicas e dicas para ajudar o bebé a dormir melhor. Ela também pode efetuar pequenas tarefas domésticas, para facilitar as rotinas dos recém-papás nos primeiros dias da chegada do bebé.
Se procura uma doula em Portugal, pode recorrer à ajuda da Rede Portuguesa de Doulas.
Leia também: