Uma das maneiras mais eficazes de confirmar se está grávida é fazer um teste de gravidez. Os testes de gravidez de farmácia são os mais acessíveis e pode rapidamente confirmar se está ou não grávida.
Muitas mulheres em idade reprodutiva perguntam-se quando devem fazer o teste? Como é que funciona? São ou não eficazes?
Neste artigo vamos esclarecer estas e outras dúvidas sobre os testes de gravidez.
Quando fazer o teste de gravidez
Quando posso fazer o teste de gravidez? Quantos dias de atraso menstrual tenho que ter para poder fazer o teste de gravidez? É mesmo necessário esperar pelo atraso menstrual para fazer o teste? Estas são algumas das dúvidas de mulheres em idade reprodutiva que desejam engravidar. Vamos tentar esclarecer algumas delas.
O teste de gravidez pode ser efetuado desde o primeiro dia de atraso menstrual. Mas cada mulher é única e se tem ciclos menstruais irregulares convém voltar a repetir o teste, caso o primeiro dê negativo.
Os testes de gravidez têm uma sensibilidade elevada, que permitem detetar valores baixos de beta-hCG (hormona gonadotrofina coriônica humana) na urina, no entanto, há alguns fatores que podem originar um falso negativo.
A melhor altura para fazer o teste de gravidez de urina (de farmácia) é pela manhã, antes de beber água, para garantir uma boa concentração de Beta-hCG na urina e mais fiável é o resultado.
Para além do atraso menstrual, se sentir alguns sintomas de gravidez, como, por exemplo, sensibilidade nas mamas, enjoos/ náuseas, cansaço e sonolência, deve efetuar o teste de gravidez para confirmar se está ou não grávida.
Tipos de teste de gravidez e qual o mais eficaz
Existem dois tipos principais de teste de gravidez: o teste de urina e o teste de sangue.
Teste de Gravidez de Urina (de farmácia)
O teste de gravidez de urina é o mais comummente usado e pode ser feito em casa. Pode comprar o teste na farmácia, existem diversas marcas disponíveis, mas funcionam praticamente todos da mesma maneira.
É aconselhado que faça a recolha de manhã, com a primeira urina, pois é quando a hormona da gravidez está mais concentrada, o que torna o teste mais fiável.
O teste de gravidez de farmácia é bastante simples, pode optar por urinar na zona indicada ou se preferir, urinar num recipiente e depois mergulhar alguns segundos a tira do reagente na urina. Após alguns minutos o teste vai indicar se está positivo ou negativo.
Como interpretar o resultado do teste de gravidez de farmácia
Existem diversas marcas de teste de gravidez e apesar de serem muito semelhantes, a leitura do teste nem sempre é igual, deixamos aqui alguns exemplos:
- Se o teste de gravidez apresentar duas linhas: se no teste apresentar duas linhas, mesmo que uma não seja muito clara, o teste é positivo.
- Sinal de (+): em alguns testes de gravidez, aparece o sinal (+) ou (-) para indicar se está positivo ou negativo. O sinal (+ ) é indicativo de gravidez.
- Aparecimento de (grávida) e semanas de gravidez: nalguns testes de gravidez, se o teste estiver positivo aparece no mostrador a palavra GRÁVIDA e indicam o número de semanas de gravidez. Como é o caso dos testes de gravidez da Clearblue.
Teste de Gravidez de Sangue
O teste de gravidez de sangue é um método utilizado para detetar a presença da hormona beta hCG (gonadotrofina coriônica humana) no sangue da mulher, o que pode indicar uma possível gravidez. Esse teste é considerado o método mais preciso para confirmar a gravidez, pois é capaz de detetar níveis mínimos de Beta- hCG na corrente sanguínea.
Existem dois tipos de teste de gravidez de sangue: o teste quantitativo e o teste qualitativo.
O teste quantitativo mede a quantidade de Beta- hCG presente no sangue da mulher e fornece uma leitura numérica do nível dessa hormona. Esse tipo de teste é capaz de detetar até mesmo pequenas quantidades de Beta-hCG.
O teste qualitativo apenas confirma se a Beta- hCG está presente ou não no sangue da mulher. Esse teste é menos preciso do que o quantitativo, mas ainda assim é considerado mais preciso do que o teste de gravidez de urina.
O que pode causar um falso-positivo no teste de gravidez?
Um resultado falso-positivo no teste de gravidez é muito raro acontecer, no entanto, existem alguns fatores que podem causar um falso-positivo, nomeadamente:
- Uso de certos medicamentos: Alguns medicamentos, usados nos tratamentos de fertilidade tem a hormona gonadotropina coriônica humana (hCG), o que pode levar a um falso-positivo no teste de gravidez.
- Testes expirados ou armazenados incorretamente
- Presença de certas doenças: Alguns tipos de cancro, como o cancro dos ovários, podem produzir níveis elevados de hCG, o que pode levar a um falso-positivo no teste de gravidez.
- Gravidez ectópica: Uma gravidez ectópica ocorre quando o óvulo fertilizado se implanta fora do útero, geralmente nas trompas de falópio. Nesses casos, o teste de gravidez pode dar positivo.
- Aborto recente: Em casos raros, um teste de gravidez pode continuar a mostrar um resultado positivo após um aborto espontâneo recente, devido à presença residual de hCG no organismo.
Leia também: