Descobrir que está grávida pode ser uma experiência emocionante e repleta de alegria para muitas mulheres. No entanto, os primeiros sintomas de gravidez podem ser sutis e facilmente confundidos com outros problemas de saúde.
Neste artigo, vamos explorar quais são os primeiros sintomas de gravidez e quando é que eles começam a surgir após a fecundação.
Quanto tempo após a fecundação surgem os primeiros sintomas?
Os primeiros sintomas de gravidez podem surgir 2 a 3 semanas após ter tido relações sexuais. A fertilização ocorre no segundo ou terceiro dia após a relação sexual, mas pode ocorrer até 5 dias depois.
Após a fecundação, os sintomas de gravidez geralmente começam a aparecer entre uma a duas semanas, embora varie de mulher para mulher. Isso ocorre porque leva algum tempo para que o óvulo fertilizado se implante no útero e comece a libertar as hormonas que desencadeiam as alterações características da gravidez.
A fecundação do óvulo não causa dor. No entanto, a mulher pode sentir algumas cólicas abdominais e leves dores de cabeça, que estão relacionados com as alterações fisiológicas do organismo que ocorrem após a fecundação. Esses sintomas costumam surgir alguns dias depois, principalmente durante o período de fixação do embrião à parede uterina.
Quando surgem os primeiros sintomas de gravidez?
Os primeiros sintomas da gravidez geralmente surgem duas semanas após ter tido relações sexuais, correspondendo à 3ª ou 4ª semana de gravidez calculada a partir da data da última menstruação. No entanto, cada gravidez é única e algumas mulheres podem apresentar sintomas mais tarde. Para confirmar se está grávida deve fazer um teste de gravidez e procurar o seu médico para esclarecer todas as dúvidas.
Primeiros sintomas de gravidez
Os primeiros sintomas de gravidez após a fecundação podem ser sutis e facilmente confundidos com outros problemas de saúde.
Os primeiros sintomas de gravidez que podem surgir após a fecundação são:
- Atraso Menstrual: O primeiro sinal de gravidez é o atraso menstrual. Isso ocorre porque o hormona hCG (gonadotrofina coriônica humana) começa a ser produzido pelo embrião implantado e detetado no corpo da mulher. O aumento dos níveis de hCG estimula o corpo a interromper a menstruação.
- Cólicas Abdominais e sangramento vaginal: Algumas mulheres apresentam ligeiras cólicas abdominais acompanhado ou não, com um sangramento vaginal. Este sangramento pode ocorrer no período da nidação (quando o óvulo fecundado se fixa ao endométrio). O sangramento pode durar cerca de 3 dias e tem uma cor rosada ou acastanhado.
- Náuseas e enjoos: Na primeira semana após a fecundação podem começar a surgir os primeiros enjoos, vómitos e aversão a odores fortes.
- Mudanças de humor: Alterações repentinas de humor podem ocorrer nos estágios iniciais da gravidez. Você pode se sentir mais emocional, irritada ou até mesmo chorar facilmente. Essas mudanças são desencadeadas por flutuações hormonais e são perfeitamente normais.
- Mamas mais sensíveis: O aumento dos níveis das hormonas como o estrogênio e a progesterona começam a preparar os seios para a amamentação. Essas hormonas estimulam o crescimento das glândulas mamárias e o aumento do fluxo sanguíneo na região. Essas mudanças hormonais podem resultar em sensibilidade, inchaço, dor ou desconforto nos seios.
- Fadiga e cansaço: As alterações hormonais e as demandas crescentes do corpo em desenvolvimento podem contribuir para a sensação de cansaço extremo.
Preciso esperar pelos sintomas para fazer o teste de gravidez?
Não é necessário esperar pelos sintomas para fazer o teste de gravidez, no entanto, é recomendado que efetue o teste somente se tiver atraso menstrual.
Os testes de gravidez são projetados para detetar a presença da hormona hCG (gonadotrofina coriônica humana), que é produzida quando a mulher está grávida. Essa hormona é produzida mesmo antes de se manifestarem os primeiros sintomas de gravidez.
Os testes de gravidez de farmácia são bastante sensíveis e podem detetar níveis baixos de hCG na urina. Geralmente, eles podem fornecer resultados precisos, mas é recomendado fazer só se a menstruação estiver atrasada.
A DGS – Direção Geral de Saúde recomenda que o teste de gravidez seja feito “nos primeiros dias após a ausência de menstruação”. Recorde-se que testes de gravidez efetuados antes do atraso menstrual podem ser um falso-negativo.
Saiba como fazer o teste de gravidez e como funciona.
Leia também: